Jornalismosemfrescura+moage+TUDOAQUILOQUEVCQUISERVEREOUVIR" "Cultura+infos+arte+entretenimentoassistido+coisaboa+babados+ Eitaqtroçobom+palavreadosdacarol+poalavreadosdodewis+ Jornalismosemfrescura+moage+TUDOAQUILOQUEVCQUISERVEREOUVIR" "Cultura+infos+arte+entretenimentoassistido+coisaboa+babados+ Eitaqtroçobom+palavreadosdacarol+palavreadosdodewis+ Jornalismosemfrescura+moage+TUDOAQUILOQUEVCQUISERVEREOUVIR"

quarta-feira, janeiro 10, 2007

O Independente na Revista VEJA.

ARTIGO

Para muitos, igualmente a Globo, a Veja é sinônimo de jornalismo “comprado”, que vincula matérias de interesses próprios, ou com outros fins que vão de dinheiro à jogadas políticas, não digo se é verdade ou mentira, ou se é certo ou errado, não tenho moral para analisar tal conjectura, não quero levá-los à esse assunto, o que mais me impressiona é que há uns três dias, um amigo me liga e diz para a abrir a ultima edição da revista, eufórico vejo que fala da expansão da musica independente no Brasil, além de um box com o resumo de cada cena, inclusive a de Mato Grosso, trazendo como grandes bandas o Vanguart e o Macaco Bong e ainda o Festival Calango. Sergio Martins, o jornalista, conseguiu ser fiel e idôneo à todas as bandas, e ao comprometimento das pessoas chaves da cena. No entanto, o que quero ressaltar, é a percepção da revista em voltar seus olhos para um tipo de musica que não têm recursos financeiros, digo, nenhuma banda das que apareceram tiveram que pagar, ou trocar algum favor (assim como acontece nas resenhas de filmes da mesma revista), mas apareceram lá, por que viram neles uma pauta interessante e viável, dedicando 3 páginas da sessão sobre musica. Isso nos mostra o quanto o “alternativo” têm se mostrado com mais profissionalismo e de boa qualidade. A essa altura, todos os outros veículos se projetam, e empurram aos olhos para a musica independente brasileira, bem no momento em que acontece um dos eventos mais importantes e mais corajosos que se tem noticia no País, que é a realização simultânea do Grito Rock em 20 cidades espalhadas em 15 Estados, que movimentará todo o cenário nacional, de bandas à produtores, de bando de amigos aos pipoqueiros, que não saberão onde ir, se nas micaretas, se nos rock’n’roll. O ano passado foi o do Independente, então, entrego 2007 para a consolidação dele.

Dewis Caldas
dewismaycon@hotmail.com

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro companheiro Caldas, interessantes suas observações sobre a toda poderosa Veja. Aqui vai algumas resalvas:
1- "não digo se é verdade ou mentira, ou se é certo ou errado, não tenho moral para analisar tal conjectura". Infeliz essa declaração!Você está mais do que capacitado para falar sobre a polêmica.
2-È ótimo que Veja tenha dedicado um espaço para a cena musical, com uma matéria séria. A questão é quantas vezes isso acontece!Sem querer ser aqueles radicais, mas se colocar na balança verá que o jornalismo cultural, idônio de Sérgio Dias, será massacrado pelos incentivos a famosa indústria cultural...com todo respeito!!!!Uma abraço..de seu brother Raoni Ricci

3:55 PM  
Anonymous Anônimo said...

Eu tenho q ler essa matéria... me pareceu bem legal :)
3 vzs q eu fui lá dar uma olhada nas revistas eu não vi essa edição.... devolve a revista mano!
kkk
flw ae

6:30 PM  

Postar um comentário

<< Home

Tá procurando alguma coisa? Então escreve aqui que a gente acha!!
O que você acha do BusZIne
Sim, está ótimo.
Tá mais ou menos.
Precisa Melhorar.
Melhorar muito.
Tira essa porra do ar.

"Cultura+infos+arte+entretenimentoassistido+coisaboa+babados+ Eitaqtroçobom+palavreadosdacarol+palavreadosdodewis+ Jornalismosemfrescura+moage+TUDOAQUILOQUEVCQUISERVEREOUVIR"